O blog "Ficção criminal de detetive na literatura brasileira" originou-se da pesquisa realizada para o projeto "Protocolos, evangelhos apócrifos e testamentos traídos: a literatura como crime", contemplada pelo CNPp com Bolsa de Produtividade em Pesquisa, no período de 2009-2011.
Desenvolvido no Núcleo de Estudos sobre Crimes, Pecados e Monstruosidades, da Faculdade de Letras da UFMG, o projeto objetivava estudar a construção de textos literários a partir da diferenciação entre plágio, fraude e estratégia ficcional. Além de textos teóricos importantes, como O corpo de delito, de Josefina Ludmer, alguns textos ficcionais foram estudados: Os protocolos dos sábios de Sião, vários evangelhos de Judas na ficção, além de O pêndulo de Foucault, de Umberto Eco, e o conto “Pierre Menard”, de Jorge Luis Borges (2009-2011).
No decorrer da pesquisa, uma lacuna no que se refere à literatura policial brasileira foi detectada, bem como bibliografias informativas, críticas e literárias sobre autores e obras. Por isso, a iniciativa de construir esse blog.
Em 2011, o projeto "Protocolos, evangelhos apócrifos e testamentos traídos: a literatura como crime" foi contemplado pelo Programa Pesquisador Mineiro, da Fapemig. Nessa fase do projeto, serão enfatizados outros textos em que o crime e a literatura sejam mote para a construção ficcional.
Espera-se que este blog se configure como um arquivo aberto para a ficção policial brasileira, nesse sentido, a colaboração é bem-vinda, bem como sugestões bibliográficas e biográficas.
Faculdade de Letras
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário